Buscar

A Obra Pública que levou ao BRASIL !!!


O ano é 1385 e a obra em destaque simboliza um episódio que culminou com o descobrimento do Brasil!

A antiga Vila de Aljubarrota ficava próxima onde hoje existe o município de Batalha em Portugal. Em 14 de agosto de 1385 tropas portuguesas comandadas por Dom João I (O Mestre de Avis) impuseram uma tremenda derrota ao exército castelhano que ameaçava a independência do Reino de Portugal.

A batalha selou uma aliança entre britânicos e portugueses que perdura até os dias de hoje e marcou o início da dinastia dos Avis no trono português.

E o Brasil com isso!?

Foi a Dinastia dos Avis que em 1415 conquistou a cidade de Ceuta e iniciou o período conhecido como as Grandes Navegações, culminando com o descobrimento de nosso Brasil em 1500.

Em outras palavras, caso a Batalha de Aljubarrota fosse vencida por castelhanos, os rumos do Brasil seriam completamente diferentes.

E a Obra Pública!?

Trata-se do Mosteiro de Batalha, construído por D. João I em agradecimento à Virgem Maria pela vitória contra os castelhanos, bem como para simbolizar o poder do Reino de Portugal àquela época.

Hoje, patrimônio mundial pela UNESCO e de beleza estonteante, é um símbolo do domínio tecnológico de nossos ascendentes.

Uma Obra Pública cujo DNA herdamos!

Siga-nos nas redes

Siga o Engenheiro de Montreal nas redes sociais

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • LinkedIn - Black Circle
Newsletter

Cadastre-se para receber conteúdo do Engenheiro de Montreal

Contato

Entre em contato conosco.

© 2018 O Engenheiro de Montreal. Todos os direitos reservados.